segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

No dia 29 de Maio, durante o período da manhã, antecipando o Dia Mundial da Criança, decorreu no Complexo do Estádio João Cardoso, à semelhança do ano anterior, mais um grande e empolgante Encontro Concelhio do Projecto Viv’a Escola.

Nós, os formandos do curso EFA B3 Apoio Familiar e à Comunidade de Dardavaz também participamos ajudando com a distribuição de bonés para todas as crianças.

Pela primeira vez, este ano, o Município ofereceu um lanche (sandes+iogurte liquido) a todas as crianças envolvidas garantindo uma refeição saudável, equilibrada e adequada às actividades deste dia.

Lanche esse que nós ajudamos a preparar com todo o carinho pois as nossas crianças merecem o melhor.

Foi um dia diferente e todos nós gostamos muito.
Os formandos do curso EFA Apoio Familiar e à Comunidade agradecem a oportunidade que nos deram de colaborar.

Visita à Queijaria da Quinta da Lagoa

No dia 22 de Maio, efectuamos uma visita de estudo à Quinta da Lagoa em Vale de Madeiros (Canas de Senhorim) para vermos como se produz artesanalmente o famoso queijo da Serra da Estrela.

Começamos por visitar um espaço onde pastavam alguns animais. Seguidamente, vimos e participamos no fabrico do queijo, como podem ver na imagem. As instalações da quinta foram-nos mostradas pelo Sr. Jorge, que nos explicou todo o processo, desde a recolha do leite até ao ponto em que o queijo está pronto para ser consumido. Por sua vez, as senhoras que, habitualmente, fabricam o queijo, ensinaram-nos algumas técnicas manuais que pudemos por em prática na queijaria.

Por fim, fomos brindados com uma sessão de degustação dos produtos produzidos na quinta, nomeadamente, o famoso queijo, mel, compotas e pão. Este momento fechou uma manhã bem passada num espaço, onde aprendemos coisas novas. Depois da visita, o almoço foi num restaurante da zona, no Zé Pataco.

Nesta visita, contamos com a presença da nossa formadora Eng. Anabela Cabral, da nossa mediadora Carla Figueiredo e, durante o almoço, do Dr. Nuno Pais, formador de Tecnologias de Informação e Comunicação.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Visita de Estudo ao Ecobeirão

No dia 25 de Maio, fizemos uma visita de estudo ao Aterro Sanitário do Planalto Beirão no âmbito do segundo Tema de Vida - "Instituições autosustentáveis".
Quando chegamos ao Aterro fomos recebidos por uma funcionária, que foi a nossa guia durante a visita e nos informou sobre os procedimentos do tratamento dos resíduos.
Para este aterro vêm resíduos de 19 concelhos, que são depositados de uma forma ordenada e controlada. Esta estrutura ocupa uma área aproximada de 63 hectares e nele são depositados, em média, 400 toneladas de resíduos por dia. Durante a visita, observámos todo o processo de impermeabilização, percebemos o que são os Lixiviados, Biogás, Águas Pluviais e a Selagem. Visitamos a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e analisámos as diferentes etapas: Preparação, Tratamento Biológico, Ultra Filtração, Osmose Inversa, Armazenamento e Desidratação de Lamas.
Finalizámos a visita no Centro de Triagem do Papel e do Plástico. É o local onde são recebidos os materiais provenientes da recolha selectiva (ecopontos e ecocentros) dos 19 concelhos da A.M.R.P.B. e onde se procede à sua separação final e acondicionamento para posterior envio para a indústria recicladora. O Centro de Triagem ocupa 2400 m2 da área total do Centro de Tratamento Integrado e tem capacidade para processar 25.000 toneladas de resíduos por ano.
Foi uma visita muito elucidativa, gratificante e, acima de tudo, educativa e pedagógica.