sexta-feira, 18 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Exposição na FICTON

A turma de Apoio Familiar e à Comunidade, organizou uma exposição dos trabalhos realizados nos diferentes módulos, que pode ser visitada na FICTON (Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela) inaugurada no passado dia 11 de Setembro de 2009 e que decorre até ao próximo dia 16 (Quarta-feira), feriado Municipal em Tondela.

A exposição pode ser visitada no pavilhão da Juntas de Freguesia ao lado do Palco principal do evento.

Horário da exposição:

* Dia 11 (sexta-feira) - 21h - 00h;
* Dia 12 (Sábado) - 17h - 00h:
* Dia 13 (Domingo) - 16h - 00h;
* Dia 14 (Segunda-feira) - 19h - 00h;
* Dia 15 (Terça-feira) - 19h - 00h;
* Dia 16 (Quarta-feira) - 16h - 00h.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Conclusões ao Inquérito sobre a Reciclagem

Após uma análise verdadeiramente minuciosa dos inquéritos, um processo ainda moroso devido à atenção exigida, feita entusiasticamente e com imenso empenho da nossa parte, sendo este último induzido pelo enorme interesse que o tema em nós despertou , eis as conclusões realmente satisfatórias a que chegámos, acerca do estudo efectuado, as quais passamos a partilhar.
No que concerne à primeira parte, onde é feita uma caracterização da instituição, podemos constatar que nas instituições que colaboraram com este estudo, a média de funcionários do sexo masculino é superior à dos funcionários do sexo feminino, respectivamente 55% e 45%.


A valência onde estas instituições actuam é maioritariamente a de restauração e lojas comerciais. Verificámos que, das 69 instituições, 47 são da localidade de Tondela e as restantes estão dispersas por diversas localidades do concelho em estudo.



Analisando a informação recolhida através dos questionários, observa-se que uma percentagem significativa (84%) das instituições tem por hábito a separação do lixo. O material mais reciclado pelas mesmas é o papel, seguido pelo plástico/latas, pilhas, tinteiros e óleo alimentares. Em contrapartida, os menos reciclados são: medicamentos, baterias e madeira. Uma boa parte da população em estudo compra garrafas de tara perdida (58%), já no que diz respeito à reutilização de caixas vazias ou frascos e compra de materiais reciclados, observava-se uma aproximação significativa entre as instituições que o fazem e as que não. Quando vão às compras 58% dos inquiridos não utiliza os sacos convencionais, mas sim os reutilizáveis.
No que diz respeito aos conhecimentos que as instituições têm sobre o tema, concluímos que: a maioria acha que a informação sobre como reciclar está bem divulgada; acham que os aterros sanitários são benéficos para a saúde e contribuem para a não poluição do solo e têm conhecimento da existência de um na região.
Mais de 93% reconhecem, também, que reciclar tem vantagens económicas, traz inúmeros benefícios para o ambiente e para a saúde humana, afastando o aparecimento de diversas doenças e evitando também, o colapso ambiental. O contributo da reciclagem de plástico para a diminuição da poluição do ar e a consequente prevenção de doenças respiratórias são aspectos que a população em estudo conhece. Destacam-se ainda as 86% de instituições que sabe que a reciclagem de uma tonelada de papel permite salvar 20 árvores.
56% das instituições têm um ecoponto nas proximidades das suas instalações, mas consideram importante que as Câmaras Municipais invistam mais no fornecimento destes contentores.
Por último, quisemos, de alguma maneira, ter a percepção do grau de rigor utilizado no preenchimento deste inquérito. Para tal, analisámos alguns aspectos acerca da condição das 69 pessoas que responderam ao mesmo, 33 delas são do sexo masculino e 36 do sexo feminino. Constata-se que a maioria (39 pessoas) tem idade compreendida entre os 25 e os 45 anos, sendo o seu nível de escolaridade, na maioria dos casos, o secundário (9º até ao 12º ano). Relativamente ao cargo ocupado na instituição, este é muito diversificado, porém, destacam-se alguns como gerentes, com 43% das respostas, e empregados, com 33%.
Podemos concluir, que no geral as instituições do Concelho de Tondela têm bons hábitos e conhecimentos sobre reciclagem.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Inquérito - Hábitos de reciclagem

Foi tendo plena consciência de que o nosso planeta é a nossa casa e de que a reciclagem é de extrema importância para a preservação do meio ambiente, uma vez que os aterros escasseiam e neles a matéria orgânica não se decompõem rapidamente, existindo ainda alguns materiais que a natureza não tem capacidade de degradar, que no dia 30 de Junho, nos fizemos à estrada, a fim de visitar algumas instituições do concelho de Tondela e Santa Comba Dão, às quais distribuímos alguns inquéritos. Os mesmos tinham como objectivo principal averiguar se as mesmas possuíam ou não hábitos de reciclagem, levando-as também a uma veemente reflexão/preocupação relativamente às gerações futuras.
O mesmo trabalho, vem no âmbito do tema de vida que está a ser por nós trabalhado: “ Instituições auto-sustentáveis ”.

sábado, 4 de julho de 2009

Receitas Tradicionais de Tondela

No âmbito do módulo Produção alimentar - confecção de alimentos fizemos uma pesquisa na internet e seleccionámos algumas receitas da região para fazermos um pequeno caderno de receitas tradicionais de Tondela.
A cozinha regional de Tondela oferece diversos pratos tradicionais, como o cabrito assado no forno, chanfana na padela, vitela assada no forno, carolos, papas farinha de milho com sardinha, peixe do rio com molho de escabeche, sopa de feijão, aletria e arroz doce. Por vezes servidos em típica louca de barro negro de Molelos, onde a olaria artesanal continua em plena actividade e apresenta uma variedade de peça, como bilhas, assadeiras, panelas e cântaras. Seguidamente, deixamos duas sugestões:


Chanfana

Ingredientes:

1kg de carneiro
200g de toucinho entremeado
2 Cebolas
2 Alhos
5dl de vinho tinto
Sal q.b
Pimenta
Louro
Cravinho

Preparação:

Arranja-se um tacho de barro grande. Corta-se o carneiro (parte da perna) em bocados e o toucinho em tiras e põe-se dentro do tacho, juntamente com as cebolas cortadas em quartos e os alhos picados e o resto dos temperos. Deixa-se em repouso durante algumas horas (nunca menos de 10). Depois, tapa-se bem o tacho e põe-se a cozer deixando ferver em lume brando durante cerca de duas horas até apurar. Acompanha-se com batatas cozidas.














Arroz-doce

Ingredientes:

250g de arroz
5 dl de leite
250g de açúcar
1 Limão
2,5 dl de água
Sal e canela q.b.

Preparação:

Leva-se ao lume o leite, água e casca do limão. Tempera-se com um pouco de sal e deixa-se ferver. Junta-se o arroz, mexendo bem até cozer. Depois de cozido, junta-se o açúcar, mexe-se e deixa-se apurar. Coloca-se numa travessa e polvilha-se com canela.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

No dia 29 de Maio, durante o período da manhã, antecipando o Dia Mundial da Criança, decorreu no Complexo do Estádio João Cardoso, à semelhança do ano anterior, mais um grande e empolgante Encontro Concelhio do Projecto Viv’a Escola.

Nós, os formandos do curso EFA B3 Apoio Familiar e à Comunidade de Dardavaz também participamos ajudando com a distribuição de bonés para todas as crianças.

Pela primeira vez, este ano, o Município ofereceu um lanche (sandes+iogurte liquido) a todas as crianças envolvidas garantindo uma refeição saudável, equilibrada e adequada às actividades deste dia.

Lanche esse que nós ajudamos a preparar com todo o carinho pois as nossas crianças merecem o melhor.

Foi um dia diferente e todos nós gostamos muito.
Os formandos do curso EFA Apoio Familiar e à Comunidade agradecem a oportunidade que nos deram de colaborar.

Visita à Queijaria da Quinta da Lagoa

No dia 22 de Maio, efectuamos uma visita de estudo à Quinta da Lagoa em Vale de Madeiros (Canas de Senhorim) para vermos como se produz artesanalmente o famoso queijo da Serra da Estrela.

Começamos por visitar um espaço onde pastavam alguns animais. Seguidamente, vimos e participamos no fabrico do queijo, como podem ver na imagem. As instalações da quinta foram-nos mostradas pelo Sr. Jorge, que nos explicou todo o processo, desde a recolha do leite até ao ponto em que o queijo está pronto para ser consumido. Por sua vez, as senhoras que, habitualmente, fabricam o queijo, ensinaram-nos algumas técnicas manuais que pudemos por em prática na queijaria.

Por fim, fomos brindados com uma sessão de degustação dos produtos produzidos na quinta, nomeadamente, o famoso queijo, mel, compotas e pão. Este momento fechou uma manhã bem passada num espaço, onde aprendemos coisas novas. Depois da visita, o almoço foi num restaurante da zona, no Zé Pataco.

Nesta visita, contamos com a presença da nossa formadora Eng. Anabela Cabral, da nossa mediadora Carla Figueiredo e, durante o almoço, do Dr. Nuno Pais, formador de Tecnologias de Informação e Comunicação.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Visita de Estudo ao Ecobeirão

No dia 25 de Maio, fizemos uma visita de estudo ao Aterro Sanitário do Planalto Beirão no âmbito do segundo Tema de Vida - "Instituições autosustentáveis".
Quando chegamos ao Aterro fomos recebidos por uma funcionária, que foi a nossa guia durante a visita e nos informou sobre os procedimentos do tratamento dos resíduos.
Para este aterro vêm resíduos de 19 concelhos, que são depositados de uma forma ordenada e controlada. Esta estrutura ocupa uma área aproximada de 63 hectares e nele são depositados, em média, 400 toneladas de resíduos por dia. Durante a visita, observámos todo o processo de impermeabilização, percebemos o que são os Lixiviados, Biogás, Águas Pluviais e a Selagem. Visitamos a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e analisámos as diferentes etapas: Preparação, Tratamento Biológico, Ultra Filtração, Osmose Inversa, Armazenamento e Desidratação de Lamas.
Finalizámos a visita no Centro de Triagem do Papel e do Plástico. É o local onde são recebidos os materiais provenientes da recolha selectiva (ecopontos e ecocentros) dos 19 concelhos da A.M.R.P.B. e onde se procede à sua separação final e acondicionamento para posterior envio para a indústria recicladora. O Centro de Triagem ocupa 2400 m2 da área total do Centro de Tratamento Integrado e tem capacidade para processar 25.000 toneladas de resíduos por ano.
Foi uma visita muito elucidativa, gratificante e, acima de tudo, educativa e pedagógica.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A conquista do prémio - concurso "Conta tu"

Numa visita de estudo à Biblioteca Municipal de Tondela no módulo de Cidadania e Empregabilidade fomos informados do concurso subordinado ao tema "Conta tu".
Resolvemos concorrer em grupo com o conto "Um amor e preto e branco" escrito nas sessões de Linguagem e Comunicação.
O resultado não podia ter sido melhor. Fomos premiados, o que nos deixou muito felizes e radiantes. O prémio foi-nos entregue na passada sexta-feira, dia 8 de Maio. A conquista deste prémio foi para nós um grande incentivo.
Agradecemos às nossas formadoras Licínia Pereira e Ana Paula Bernades, de Cidadania e Empregabilidade e Linguagem e Comunicação, respectivamente, que nos orientaram na realização do texto. Não esquecendo, porém, a nossa mediadora Carla Figueiredo, que mais uma vez nos apoiou e nos acompanhou nos nossos objectivos.

Vera Rodrigues;
Maria de Lurdes Santos;
Helena Lourosa;
Maria de Lurdes Oliveira;
Márcio Ferreira;
Margarida Ferreira.

Último capítulo do Tema de Vida “Animação e Lazer”

A última actividade integradora deste tema teve início nos finais de Março com a preparação de folhetos de divulgação para a angariação de livro para formar uma mini-biblioteca no Centro Paroquial de Canas de Santa Maria.
Com a ajuda de algumas papelarias da cidade e de algumas pessoas que deram alguns livros conseguimos angariar um grande número de exemplares de variados temas.
Para além da recolha dos livros, fizemos também um quadro decorativo relevado com a ajuda da formadora Cristina Festas.
No dia 4 de Maio dirigimo-nos à Instituição para entregar todos os livros angariados, bem como o quadro feito por nós formandos. Nessa mesma actividade organizamos uma tarde matiné com o filme "O Leão da Estrela" e recitamos, ainda, alguns poemas também escritos nas sessões de Linguagem e Comunicação.
No final, alguns dos presentes da Instituição agradeceram e elogiaram o nosso trabalho.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Visita ao Centro Social e Paroquial – Lar de idosos de S. Joaninho

No passado dia 26 de Março, nós os formandos de Lavandaria e tratamento de roupa, fomos fazer uma visita ao Centro Paroquial e Social – Lar de idosos de S. Joaninho com a formadora Marina Tavares.
Quando lá chegámos fomos recebidos por duas funcionárias que nos fizeram uma visita guiada para nos mostrar o funcionamento do Lar. Começámos por ver os quartos e todos tinham casa de banho privada. Mostraram como procedem à arrumação de cada quarto, como fazem as camas e que uma vez por semana é mudada a roupa e quando necessário é mudada mais vezes.
Quando as funcionárias vão para os quartos tratar dos idosos já têm tudo preparado: as roupas para vestirem, as toalhas para o banho e levam também o carrinho com os sacos para a separação da roupa suja dos idosos (roupa pessoal, roupa de cama e roupa de banho).
Em seguida fomos ver a sala de tratamento de enfermagem onde estava um enfermeiro para fazer os pensos aos idosos, etc.
Depois vimos os arrumos onde havia fraldas organizadas por tamanhos e produtos de higiene pessoal e em seguida vimos a arrecadação dos detergentes de limpeza.
Seguidamente fomos à área de lavandaria onde nos explicaram como é o seu funcionamento. Lá tinham máquinas de lavar, secar e passar a ferro. Explicaram-nos todos os procedimentos: lavagem das roupas e a separação das mesmas quando prontas a ir para os quartos em cestos identificados com os nomes de cada idoso.
Vimos também a sala das refeições, a cozinha, a despensa dos alimentos onde tinham organizado.
Por último vimos a sala de estar e de convívio onde têm uma televisão e uma mini-biblioteca.
Foi uma visita interessante e construtiva para nós e achamos que o Lar tem óptimas condições.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Visita à Biblioteca Municipal de Tondela

No dia 28 de Março realizámos uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Tondela. Através de uma visita guiada, feita sabiamente por uma funcionária da instituição, visitámos os vários espaços da mesma (Ludoteca, salas de leitura, sala de informática, …). Ficámos verdadeiramente rendidos a todo o conforto e equipamento que os mesmos ofereciam. A motivação foi tal que, alguns de nós, preencheram de imediato a respectiva ficha de inscrição a fim de, futuramente, poderem requisitar livros, visualizar filmes ou até mesmo usar a internet.
Fomos ainda convidados a participar no concurso “Conta tu”, organizado pelo Curso Técnico Animador Sociocultural da escola profissional de Tondela, vindo no âmbito da “ Festa do Livro e da Leitura “. Lemos atentamente o regulamento e ficámos de imediato ansiosos em participar. O próprio tema sugerido para o 3º ciclo também era mesmo aliciante! Afinal quem é que não gosta de escrever sobre o amor?!
Já na nossa sala de formação, redigimos então um belo conto de amor, intitulado “ Um amor a preto e branco “. O mesmo foca dois tipos de amor (o amor pelo próximo, entre um adulto e um jovem, e o amor “paixão” , entre dois jovens enamorados) e pretende alertar para o preconceito de raças que ainda hoje, em pleno séc. XXI, existe largamente. Uma realidade negra que gostaríamos de ver anulada. Por isso, desejamos veementemente, que estas histórias, baseadas no real, desapareçam definitivamente da história da humanidade.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Visita de Estudo




No dia 1 de Abril de 2009 realizamos uma viagem de estudo a Lisboa. Saímos da Associação pelas 6 horas da manhã e pelo caminho houve animação e, algum, sono à mistura. Fizemos uma curta paragem para o pequeno-almoço na Área de Serviço de Santarém.
Chegamos a Lisboa por volta das 10h da manhã e iniciamos a visita ao Panteão Nacional, a Igreja de Santa Engrácia. No Panteão tivemos uma visita guiada, onde nos foi explicado o motivo da construção do edifício., a sua importância e os vários ciclos históricos a ele associados.
A Igreja de Santa Engrácia foi fundada em 1568 por iniciativa da Infanta Dona Maria, filha de D. Manuel I. O edifício passou por várias fases históricas e do primitivo templo nada resta. Actualmente temos uma arquitectura em estilo Barroco, muito grandiosa.
Na entrada principal encontram-se três estátuas de Santos: Santa Engrácia, Santo Contestável e Rainha Santa Isabel.
Também o interior foi mostrado e explicado. Tem um formato em cruz grega. Na zona central existem púlpitos nos quais se encontram Santo António, São João de Brito, São Teotónio e São João de Deus. Visitámos túmulos que são cenotáfios, ou seja que não têm no seu interior os restos mortais das pessoas a quem invocam a memória. Também estivemos em salas em que existem túmulos onde se encontram os restos mortais de nomes importantes da nossa história, como por exemplo cantores, escritores e presidentes da república.
Subimos uma escadaria enorme até a um enorme terraço com uma vista lindíssima sobre o Tejo. Por último fizemos uma actividade sobre a evolução das bandeiras desde o tempo da monarquia. E com a explicação do significado da nossa bandeira actual terminamos a visita ao Panteão Nacional.
Em seguida, fizemos um pequeno percurso a pé até à Sé de Lisboa. Ficamos radiantes com a beleza do interior deste edifício. Descemos até ao campo das cebolas onde nos aguardava o autocarro e fomos até Belém. Foi nesse espaço agradável que almoçamos.
Depois do almoço, fomos visitar a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, onde também se encontram túmulos de figuras importantes da história, como Vasco da Gama e Luís de Camões. O estilo arquitectónico deste Mosteiro é o estilo Manuelino, que a todos nos deixou encantados e surpreendidos com a sua beleza.
Continuamos a visita de estudo indo ao Centro Cultural de Belém, onde apreciamos a Colecção Berardo. Também estivemos em frente ao Padrão dos Descobrimentos. Como já estava a ficar tarde, regressamos ao autocarro para seguir viagem. Mas, ainda tivemos tempo de fazer uma paragem no Parque das Nações para beber um café.
De regresso a casa vínhamos muito contentes com o que tínhamos visto durante a visita, mas muito cansados. Foi uma viagem muito animada!

Márcio Ferreira, Margarida Ferreira, Lurdes Santos e Vera Rodrigues

















Significados dos símbolos e cores da Bandeira Portuguesa











  • As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique;





  • Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo. Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado aparece a D. Afonso Henriques, e disse: "Com este sinal, vencerás!". Contando as chagas e duplicando as chagas da quina do meio perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Cristo;




  • Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros;




  • A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio;




  • O verde simboliza a esperança;




  • O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate.


Autores da Bandeira Republicana: Columbano, João Chagas e Abel Botelho.






quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dia do Pai

O dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos.
Um jovem chamado Elmesu moldou com argila o primeiro cartão.
Desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
Este dia celebra-se em todo o mundo, ainda que em datas diferentes. Em Portugal este dia é celebrado no dia 19 de Março.
Visto isto nós formandos do curso EFA B3 resolvemos lembrar esse dia fazendo um mini livro para oferecer ao pai.

Ana Lourenço, Helena Ferreira e Helena Lourosa



















POEMA

Ter um Pai! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem pelos nossos olhos!

Ter um Pai! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, num mundo vil,
É ter os céus cá na terra!

Ter um Pai! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão;

Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado!

(…)

Ter um Pai! Doce poema
Num sonho bendito e santo
Nestas letras pequeninas,
Astros de um céu todo encanto!

Ter um Pai! Os orfãozinhos
Não conhecem este amor!
Por mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!

Florbela Espanca

sexta-feira, 27 de março de 2009

O Cantinho da Matemática

Na nossa sala de aula temos um espaço denominado “ O Cantinho da Matemática ”. Foi criado com o objectivo de demonstrar que a mais valia da matemática não é apenas a simples aritmética do quotidiano, mas também o desenvolvimento do raciocínio, tendo em conta que este pode ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento.
Nele encontramos jogos, anedotas que têm a ver com a disciplina, enigmas, ilusões ou desafios que necessitam de muito raciocínio. Resolver tudo isto é extremamente divertido! O nosso coração, movido pelo desejo de rapidamente chegar à solução, pulsa a um ritmo alucinante! Os nossos lábios sorriem. O tempo, querendo colaborar connosco, parece que pára…. Sem dúvida alguma, são um excelente antídoto para o grande mal do nosso século, o stress!
Com ele aprendemos a olhar para a matemática como algo de belo, como um desafiante caminho de prazer.
Encará-la (a matemática) como algo de chato e enfadonho? Jamais! …

quarta-feira, 18 de março de 2009

Baile de Máscaras

Já desde tempos remotos que o Carnaval se encontra intimamente ligado à folia, alegria, diversão e animação. Já diziam os nossos avós: “É Carnaval, ninguém leva a mal ”. Querendo fazer jus à época e ao provérbio, ousámos, no dia 20 de Fevereiro, das 14 às 17 horas, desafiar crianças, de idade escolar, e idosos, pertencentes à freguesia de Dardavaz, a participarem nalgumas brincadeiras (corridas de sacos, jogo da colher a pares, caça à maçã na água e ao rebuçado na farinha, rebentamento de balões…) previamente preparadas pelo nosso grupo.
As gargalhadas, a boa disposição, a euforia inundou todo o espaço. Foi um imenso prazer ver o delírio daquelas crianças! E os idosos com aquele brilhozinho no olhar, como que a transmitirem-nos em silêncio: “ Façam mais actividades destas…”. Verdadeiramente brilhante! Ah…, houve ainda um baile de máscaras, sendo estas previamente distribuídas! Mais uma vez, a acordeonista Patrícia colaborou connosco em mais uma iniciativa, abrilhantando o mesmo. As expressões daqueles rostos enrugados pelo tempo, o abanar das cabeças, o bater do pé ao som das músicas, que iam sendo tocadas, só poderiam significar uma bela recordação de tempos idos…. Aprendemos, então, com eles, que recordar momentos de felicidade, ainda que longínquos no tempo, faz bem à alma…
Em unanimidade, sentimos que nos tornámos um “escape” à monotonia do dia a dia desta gente.
Fomos heróis neste dia, pois agradámos a miúdos e graúdos…

















Máscaras de Carnaval

Uma das actividades que realizamos para a preparação do baile de máscaras, foi a confecção de máscaras. Optamos por fazê-las em gesso.
O desconhecido tornou-se bastante interessante e fascinante. O que parecia ser complicado e difícil, talvez até impossível, tornou-se um trabalho agradável e divertido, gratificante e acima de tudo bem concebido.
A pintura das máscaras foi uma verdadeira euforia. As expectativas na pintura e decoração destas foram ultrapassadas pela nossa imaginação e pela ajuda e conhecimento da Dra. Ana Alves, que nos ensinou algumas técnicas de pintura de máscaras, e da nossa formadora de Cidadania e Empregabilidade.
Além das máscaras de gesso, também tivemos oportunidade de fazer máscaras em cartolina para oferecer aos nossos convidados.




Quatro Poemas

Agora que temos um blogue, não posso deixar de publicar quatro poemas que os formandos escreveram numa das sessões de Cidadania e Empregabilidade subordinados ao tema "A vida é uma caminhada" escolhido pela formadora Licínia Pereira. O resultado é o que podem ver a seguir. Parabéns a todos!!!!

Carla Figueiredo



A Caminhada da Vida

Caminho nesta vida
Com o corpo cansado
Há espera de alento
De um olhar desatento
Há muito esperando
Caminho nesta vida
Às vezes um pouco perdido
Com a mente em branco
Com gritos de pranto
Caminho nesta vida
Com rasgos de felicidade
Alguma saudade da minha partida
Caminho nesta vida com alguma esperança
Para que o dia de amanhã
Seja melhor para a criança
Se for caminhando sem tropeçar
Sei que amanhã será para lembrar
A caminhada da vida
É bonita de viver
Uns dias andando alegres
Outros dias a correr
Com tanta caminhada
Já estou a ficar cansada
Espero que amanhã
Possa estar aliviada
A vida é para viver
E não passar em vão
Guardar boas recordações
Dentro do nosso coração
Dar tempo ao silêncio
À oração e à paz
Viver com alegria
Será que sou capaz?

Helena Ferreira, Lurdes Oliveira e Rui Abreu




A Caminhada da Vida

Primavera das flores
Das andorinhas nos beirais
Adoro esta estação
Gosto de ouvir os pardais

É uma época linda do ano
Devíamos olhá-la com muita atenção
Viver todas as boas e más etapas da vida
Com muita determinação

Primavera tudo cheira a flores
Lembra-me da época
Que falava com o meu amor

Dias calmos amenos
Apetece-me ser feliz
Contar-te muitos segredos

Vamos viver a vida
Sem grandes ilusões
Ter pás amor carinho
Afectos e muitas paixões

Márcio Ferreira, Helena Lourosa, Margarida Ferreira e Lurdes Santos




A vida é uma caminhada

A vida é uma caminhada que caminhada que temos que percorrer,
A sorrir ou a chorar teremos que a viver.

Viver a vida é um desafio
Pelo que temos que lutar
Mostrar as nossas forças
Para nunca desanimar.

A vida é um puzzle
Que temos que completar
Quando tivermos a caminhada feita
Batemos as botas e pomo-nos a andar.

Estar de bem com a vida
É preciso sabedoria
Tudo o que mais precisamos
É ter paz, saúde e harmonia.

Vera Rodrigues, Cláudia Cardoso e Anabela Cardoso



A vida é uma caminhada

A vida é um poema muito lindo
Se assim o quisermos fazer
Nem tudo serão rosas
Mas tudo faremos para vencer

Uma manhã começa
Com um frio de rachar
Mesmo com o sol que espreita
O calor não parece transbordar

No jardim as flores murcham
Os pássaros não querem cantar
As borboletas escondem-se
Nem as abelhas nem as flores vão polinizar

Então surge a imaginação
E se vê um lindo roseiral
Com as mais belas rosas
E o seu perfume especial

Tudo no ar é magia
Tudo na imaginação é de encantar
Tudo se torna poesia
Para o coração esquentar

Plantei no meu quintal
Uns lindos pés de orquídeas
Para mais tarde florirem
E nossos olhos sorrirem

A vida não são rosas
Pois temos que trabalhar
Para poder colhe-las
Os picos temos de tirar

Clarinda Rodrigues, Natércia Simões, Teresa Santos e Ana Lourenço

quinta-feira, 12 de março de 2009

Festa de Reis na Freguesia de Dardavaz

No passado dia 6 de Janeiro, decorreu, na Associação de Solidariedade Social e Cultural da Freguesia de Dardavaz, uma festa de Reis, organizada pelos formandos do Curso de Apoio Familiar e à Comunidade, sendo a mesma dirigida a idosos da mesma freguesia.
A festa, que teve início por volta das 15h, veio no âmbito do Tema de Vida escolhido pelos formandos: "Animação e Lazer".
Foram recitados, pelos formandos em questão, alguns poemas, relativos à quadra natalícia, e entoados cânticos relacionados também com a mesma que, a contar pelos aplausos, fizeram as delícias dos espectadores. As vozes foram acompanhadas pelo maravilhoso som de um acordeão.
A tudo isto, seguiu-se um delicioso lanche, que foi confeccionado no dia anterior, por parte dos formandos.
No final, houve um esplêndido baile, abrilhantado pela acordeonista, no qual até os próprios idosos participaram! Foi, sem dúvida alguma, uma deslumbrante e animada festa de Reis!...